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Theros nos remente ao clima tropical, mais especificamente ao verão, que dá título ao livro, e às experiências do poeta no campo, na cidade e com as diversas personas e personagens que são responsáveis pelos sentimentos também muito pulsantes de sua escrita. Esta obra, primeira publicação do poeta maranhense Waldeylson Silva Marques, traz a marca da poesia nordestina a se renovar, e nos revela o frescor presente mesmo nos dias mais caudalosos.
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Falar de nossa força e de nossas vulnerabilidades é uma tarefa difícil, ainda mais em tempos acelerados e de imersão individual em um espaço onde não existem outros para o diálogo. A poesia de Lara Matos lança-se a partir e rumo a essas experiências de força e vulnerabilidade que a linguagem nos permite e convida seu leitor a pensar sobre os astros, os pássaros, os sonhos, e tantas outras coisas mais. Poeta, filha dos astros, mas humana, mulher, e, como tal, trata também da grande política de existir. Temos aqui uma verdadeira constelação de poemas.
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Se, no início do século XX, a equivocada e absurda tese que negava a capacidade do continente africano de gerar pensamento filosófico, infelizmente, ainda era forte, nos anos 1970, alguns filósofos africanos já haviam obtido reconhecimento fora da África, inclusive na Europa. Como lembrou Kwasi Wiredu, a questão não era mais saber se havia ou não Filosofia elaborada por africanos, o problema se tornara outro, isto é, estabelecer o papel a ser desempenhado pelo pensamento filosófico africano dentro e fora daquele continente. No ano de 2022, numa entrevista para discutir a tarefa dos intelectuais africanos e a luta pela democracia, concedida ao Thinking Africa, Badié Hima defendeu que a filosofia africana deve ser crítica e engajada na luta pelos direitos humanos. Neste sentido, deve ser destacado que, na África, a produção filosófica dos últimos oitenta anos, aproximadamente, esteve bastante ligada à experiência da invasão europeia ao continente. Podendo ser detectado aí um pensamento voltado seja para animar as lutas pela independência (no primeiro momento), seja para ajudar a encontrar o caminho que poria fim às guerras civis, seja para orientar as ações e tomadas de decisões na reorganização dos seus diferentes países e territórios. Finalmente, considerando que vivemos em um mundo globalizado, diverso e plural, não mais centrado no Ocidente, a presente coleção África e Filosofia, nasce da certeza de que as epistemologias africanas são necessárias não apenas àquele continente, mas ao planeta.
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